CIEP 10.19.210 Alberto Pasqualine
Professoras: Adelita Martins e Sandra de Castro
Mostra Literária
"Um país se faz com homens e livros".
Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
O desenvolvimento de atividades relacionadas a Semana Literária no CIEP Alberto Pasqualine vem confirmar, a importância das informações e o prazer que a leitura proporciona a todos. Relacionar essas duas datas é bastante adequado, uma vez que o livro não existe sem o escritor.
É fundamental lembrar que o dia 18 de abril foi escolhido para comemorar o Dia do Livro Infantil, por ser esse o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos precursores da obra literária infantil no Brasil.
Antes de iniciar qualquer atividade sobre que falasse sobre as obras literárias, foi necessário contextualizá-las, buscando explicar o motivo de seu surgimento, isso faz com que os alunos percebam a importância de se lembrar fatos marcantes da história do País.
As atividades que seguem, foram realizadas com alunos do 3º e 5º Anos níveis de ensino,níveis diferentes de ensino, mas isso não impediu que nós as adaptássemos para qualquer uma das faixas etárias, ou ainda, realize apenas parte delas.
· O professor poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.
Uma variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura.
· Aproveitamos os vídeos do You Tube com programas do "Sítio do Pica-pau Amarelo", baseado na obra de Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o cenário onde as histórias se desenvolvem.
· Providenciamos alguns episódios da primeira versão do programa, passamos para a turma e, na seqüência, mostramos um episódio atual. Solicitamos que observassem as semelhanças e diferenças.
· Explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a literatura, onde nasceu no que se formou, suas principais obras.
· Foi montado uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma.
· Foi Proposto aos alunos que pesquisassem na biblioteca da escola ou em casa, livros que possuísse outros personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo que fizesse parte do nosso folclore Brasileiro.
· Para encerrar, os alunos deverão criar uma história com esse personagem, ilustrando-a de acordo com as situações descritas, observando as expressões faciais dos personagens.
Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com que os alunos percebam que todos podem ser escritores.
· Foi realizada a confecção de dobradura, pintura, recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações, montagem de personagens do sitio com rolo de papel higiênico, marionete da boneca Emilia etc.
· Na culminância foi apresentada uma peça contando como surgiu a boneca Emilia, e um musical da música Emilia, a boneca gente e Cuidado com a Cuca, todos os alunos caracterizados com os personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo
É fácil aprender assim!!! Enquanto estudamos o escritor Monteiro Lobato e conhecemos a boneca de pano que engoliu uma pílula falante. Nossa turma e todos do CIEP Alberto Pasqualine gostaram de conhecer as aventuras do Sítio do Picapau Amarelo e se divertiu a valer com a Emília, D. Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Saci a Cuca e outros personagens do Sitio.
APRESENTAÇÃO DO TEATRO MUSICAL
APRESENTAÇÃO DO TEATRO MUSICAL