segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Menina bonita do laço de fita



 Iniciei a aula com uma conversa informal, antes de apresentar o livro,  perguntei:

 Com quem a gente se parece?

Todas as pessoas são iguais?

Após a conversa apresentei a capa do livro “Menina bonita do laço de fita” e perguntei:






Quem será essa menina?

Como ela é?

Quais as suas características?

Como ela parece estar se sentindo?

Falei sobre a autora do livro.

Após explorar a capa do livro e ouvir o que as crianças tem a dizer a respeito das perguntas, fazer a leitura do livro, primeiro silenciosamrnte pelos alunos, depois em voz alta pela professora.

Trabalhei oralmente as características físicas da menina, associando às comparações do texto.

Em seguida, realizar a interpretação do livro:

Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o que? Quem se lembra?

E o seu cabelo? O que sua mãe fazia nele?

Seus olhos se pareciam com o que?

Como era o coelho?

O que ele descobriu?

Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina?

Por que os filhotes do coelho nasceram um de cada cor?

Deixar claro que cada um de nós tem suas características, oriundas de sua família. Sendo assim, somos únicos, diferentes, e isso torna cada um de nós especial.

Diferenças: não basta reconhecê-las é preciso valorizá-las.

Em nossa sala há algumas meninas negras inclusive eu (professora) sou negra resaltei a importância do respeito para com a diferenças. Lenbrando que dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra.

Tivemos atividades de pintura, recorte e colagem
Menina bonita do laço de fita, qual é seu segredo pra vc ser tão pretinha?

























Um lanchinho muito especial









                                                            

6 comentários:

  1. Muito boa a forma com que trabalhou este livro. Assim as crianças realmente aprendem a gostar dos livros. Te encontrei no blog Educadores Multiplicadores, sou nova por lá. Meu blog é Consultório Psi www.veronicaribeiropsicologa.blogspot.com.br . Estou te seguindo te espero lá. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Gostei das sugestões e acrescento que, quando trabalhei na conversa informal falei sobre o branco, índio e o negro, para que pudessem perceber a miscigenação. A atividade, pedi que montassem a Menina bonita, através de moldes de bocas diferentes, cabelos, olhos etc. para ver se eles montariam de acordo com tema trabalhado.

    ResponderExcluir
  3. adorei as atividades e a conversa informal na qual vc tb se incluiu, eu tb faço a mesma coisa. as vezes eles tem muita resistencia em se aceitarem como negros. na aula seguinte uma aluna trouxe para a sala uma boneca negra, e nos trabalhamos as caracteristicas quem era da cor da boneca etc. foi muito proveitoso.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!!!!Tirei bastante ideia pra trabalhar com o livro.

    ResponderExcluir

Fiquei muito feliz pela sua visita, obrigada por deixar sua opinião.
Volte sempre!!!
Professora Adelita Martins